Mogi - A pandemia do coronavírus (Covid-19) começa a afetar novamente o setor de eventos em todo o Brasil e não poderia ser diferente em Mogi das Cruzes, que no mês de maio promove a sua tradicional Festa do Divino Espírito Santo.

Por causa do avanço da variante ômicron e da nova cepa do vírus da influenza, a H3N2, os festeiros Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva e os capitães de mastro Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego decidiram pelo cancelamento do chá bingo da 6ª Coroa do Divino, que ocorreria amanhã.

A reza da Coroa, contudo, está mantida e de maneira presencial, mas seguindo todos os protocolos preventivos, como o uso de máscara facial e álcool em gel para a higienização das mãos. A transmissão online também segue pela página do Facebook (https://www.facebook.com/festadodivinodemogidascruzes).

"A decisão preventiva foi necessária para o enfrentamento do aumento nos índices de contaminação em nossa região, tanto para Covid-19 quanto para Influenza, afetando também voluntários importantes que trabalhariam para a realização do evento", destacou o festeiro Ricardo.

Até o momento, a programação dos eventos pré-agendados está mantida. Na próxima segunda-feira, 19 horas, o padre Antonio Carlos Cuba Fernandes, o Toninho, da Paróquia Cristo Rei, celebra a Missa Mensal do Divino, na Catedral de Sant´Ana. O Retiro das Rezadeiras e Rezadores da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes está marcada para o dia 22 de janeiro, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Industrial, e a Missa de Envio será no dia 23 de janeiro, na Catedral de Sant´Ana.

Mas essa agenda pode mudar. Atentos aos comunicados dos órgãos competentes, os festeiros e capitães de mastro da Festa do Divino estão o tempo todo em conversa para ver o que é melhor, não só para o evento, mas para quem participa dele. "Olhamos com muito carinho pelo grande público idoso que acompanha a Festa do Divino e, embora a maioria esteja vacinado, o nosso compromisso maior é zelar pelo bem-estar e pela saúde dele. Reforcemos nossas orações, suplicando ao Divino Espírito Santo pelo fim da pandemia", disse Ricardo.

Há, ainda, o Encontro Nacional das Festas do Divino Espírito Santo, quando os fiéis terão a oportunidade de fazer a Romaria a Aparecida, no dia 26 de março. A "1ª Romaria da Festa do Divino na Casa da Mãe Aparecida" ocorreu em 2019, mas nos últimos dois anos (2020 e 2021) ela não foi realizada por causa da pandemia.