A Prefeitura de Arujá deu início, ontem, à vacinação contra a Covid-19 de crianças com comorbidades ou com deficiência (PCD) somente no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na avenida dos Expedicionários, 1255, na área central. A Secretaria Municipal de Saúde pede que os pais ou responsáveis legais da criança que tenha de 05 a 11 anos de idade, que tenha comorbidades ou deficiência, que faça o cadastro no site VacinaJá do governo do estado e também no site da Prefeitura de Arujá (prefeituradearuja.sp.gov.br), para agendar a tomada da vacina ou, no caso das que já se cadastraram, aguardar o retorno das equipes da própria secretaria, pois as aplicações das doses contra a Covid-19 serão feitas mediante agendamento prévio.
Já a imunização de crianças sem comorbidades aguarda a chegada de mais vacinas e será divulgada em breve.
Em Ferraz de Vasconcelos, o polo exclusivo da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos iniciou as atividades também na manhã de ontem. O primeiro a receber a dose do imunizante foi Carlos Eduardo, de 11 anos, morador da Vila São Paulo. Ele estava ansioso à espera da vacina que começou a ser aplicada no polo exclusivo situado na Igreja Nossa Senhora da Paz. E quem aplicou a dose foi a enfermeira Alaíde da Cunha - a primeira a receber a vacina na cidade. O estudante está inserido neste primeiro grupo que contempla as crianças com comorbidades e deficientes (PCD), incluindo autistas. As outras faixas etárias serão liberadas à medida que as doses forem enviadas ao município.
A Prefeitura de Poá, por sua vez, iniciou a imunização das crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades e/ou deficiência permanente grave. A prefeita Marcia Bin (PSDB) esteve ontem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tito Fuga, em Calmon Viana, para acompanhar o atendimento deste novo público-alvo. Ao todo, o primeiro dia registrou 43 aplicações.
Com o objetivo de oferecer um atendimento exclusivo para o novo público-alvo, a Secretaria de Saúde designou quatro UBS's para aplicação da vacina nas crianças. "Os pais e/ou responsáveis devem levar as crianças para as unidades de Calmon Viana (Tito Fuga), Jardim Nova Poá (Doutor Oswaldo Cypriano Monaco), Jardim América (Vereador Wellington Lopes) e Centro de Saúde - CSII (Centro). Para quem tem mais de 12 anos, a imunização está sendo feita nas demais UBS's e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município", ressaltou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.
A Secretaria Municipal de Saúde de Guararema também deu início ontem à vacinação de crianças com comorbidades e Pessoas com Deficiência (PCD) em Guararema. Com a presença do prefeito Zé (PL), a imunização foi iniciada nas três unidades de vacinação disponíveis para a população: no Nogueira, Lambari e Jardim Dulce.
Por volta das 12h50 a pequena Maysa Lohaine de Souza, 10 anos, recebeu a primeira dose infantil no município, na Unidade Básica do Lambari. Portadora de bronquite, após a imunização, Maysa recebeu o Certificado de Coragem, documento que comprova a vacinação desta faixa etária. Na unidade do Jardim Dulce, Natália Costa Souza foi a primeira vacinada, enquanto na Unidade Nogueira, Pedro dos Santos Domingues recebeu a primeira dose da unidade.
Já em Santa Isabel, A aplicação das vacinas iniciará amanhã, das 16 às 21 horas, na Unidade Básica de Saúde-I- Prefeito Ilário Dassiê, localizada na rua Prefeito José Basílio Alvarenga, 930, Bairro Brotas.