Suzano - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou na sexta-feira passada o projeto-piloto que percorre os bairros do município promovendo mutirões de castração. A iniciativa, que foi idealizada pela Câmara Técnica de Bem-Estar Animal e conduzida em parceria com o vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, realizou o atendimento de 19 cães e seis gatos de uma comunidade no bairro Jardim Monte Cristo.
A proposta de levar atendimento veterinário para as regiões com maior índice de vulnerabilidade social era uma pauta constante durante as reuniões da Câmara e entre o Setor de Bem-Estar Animal, protetores e Organizações Não-Governamentais (ONGs). A partir do convênio firmado com clínicas deste segmento no último semestre de 2021, o projeto foi viabilizado e estruturado junto com as entidades envolvidas.
O principal objetivo é atuar no controle da natalidade dos cães e gatos pertencentes aos tutores de baixa renda, pois inibe a procriação indesejada, a superpopulação e evita os casos de abandono. Para tanto, inicialmente a equipe do vereador Marcel da ONG realizou um estudo na região para quantificar os animais que estavam aptos ao procedimento e, posteriormente, ofereceram o preparo para o mesmo.
De acordo com o titular da Pasta, André Chiang, a comunidade conta com cem animais que necessitam do atendimento. "Realizamos hoje a primeira ação deste projeto-piloto com 25 animais, mas ainda restam mais 75 para serem castrados. A tendência é prosseguir com os mutirões até atingirmos a totalidade dos pets dessa comunidade", afirmou.
Chiang ainda explicou que a escolha do bairro para iniciar o projeto foi feita de forma estratégica, pois está próximo da região central e da clínica veterinária que concedeu os atendimentos, contribuindo com a logística de transporte. "Nós vamos traçar novos percursos para viabilizar os procedimentos de acordo com a demanda. Mas a ideia é que depois de finalizarmos esta etapa inicial no Monte Cristo, vamos avaliar os resultados, erros e acertos, para então estender a abrangência em outras localidades", disse.
O projeto-piloto integra o pacote de políticas públicas que a Pasta vem realizando com a premissa de oportunizar mais qualidade de vida os animais suzanenses. Alinhado a este propósito, também são realizadas castrações e microchipagens constantes por meio de agendamento prévio. Os moradores interessados em prover o benefício ao seu pet, devem preencher o formulário online (bit.ly/Castracao_Suzano) e aguardar o contato de uma das clínicas credenciadas.
Para saber mais sobre todos os projetos desenvolvidos pelo Setor de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre em contato pelo telefone (11) 4745-2055 ou por e-mail [email protected].