Mogi - Lideranças políticas e movimentos de defesa da comunidade negra em Mogi das Cruzes e região realizaram na última sexta-feira a 1ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares e Dandara na cidade. O evento foi em alusão às celebrações do Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20.
A marcha contou com a participação de lideranças de movimentos populares como a União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), a Associação Afrobrasileira de Cultura e Arte (Afrontarte), a Associação Axé Mogi, do Fórum Mogiano LGBTQIA , além dos gabinetes dos vereadores Inês Paz (Psol) e Iduigues Martins (PT).
O ato estava marcado para início da concentração a partir das 18 horas, mas a adesão acabou sendo prejudicada por conta das chuvas que atingiram a cidade naquele horário - o que, no final, não impediu as lideranças de iniciarem os trabalhos, que contaram com o apoio da Guarda Municipal.
A marcha saiu do Largo São Benedito e seguiu pelas ruas do centro até chegar ao Largo da Catedral - um local de grande simbolismo histórico, onde esteve instalado durante o período da escravidão o pelourinho do município.
Segundo Inês Paz, a pauta da marcha teve como principais temas a conscientização da comunidade sobre o racismo estrutural que ainda é premente na sociedade, além das dificuldades pelas quais grande parte da sociedade sofre no país pela pandemia e pelas políticas econômicas e sociais do atual governo. "Este é o primeiro de muitos atos que pretendemos realizar", afirmou a vereadora que participou da marcha.
No dia 19 de novembro, a Câmara de Mogi realizou a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares - a condecoração foi concedida a personalidades e entidades que se destacaram no combate à discriminação racial e na promoção da igualdade e inclusão social. (A.D.)