Guararema - Iniciada em dezembro de 2017, a Coleta Seletiva em Guararema já foi responsável pela destinação correta de 1.889 toneladas de resíduos recicláveis no município. Além de contribuir com a diminuição da poluição, a ação da Prefeitura transforma estes resíduos que seriam enterrados e perdidos em trabalho e renda aos cooperados. As informações são da diretoria de Meio Ambiente da cidade.
Outro mecanismo importante, que corrobora com os dados positivos da reciclagem em Guararema é a Coleta Seletiva Porta a Porta. Desde junho deste ano, quando foi retomado o serviço que realiza a retirada dos itens em domicílio, já foram coletadas mais de 227 toneladas de recicláveis, um índice tido como satisfatório pela equipe de Meio Ambiente da administração municipal.
A coleta seletiva é importante para o desenvolvimento sustentável do município e, atualmente, se configurou uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo e, consequentemente, do lixo produzido.
"Os índices relacionados à coleta seletiva em Guararema são satisfatórios e, muito acima da média nacional", explicou o assessor da Prefeitura de Guararema, Ricardo Moscatelli. "E o nosso trabalho é sempre para aumentar ainda mais a quantidade de resíduos retirados do descarte comum e ficarmos no mesmo patamar dos países mais desenvolvidos do mundo", completou.
É importante enfatizar que a população deve colocar os itens da coleta seletiva quando o serviço estiver programado para ocorrer no seu bairro. Vale ressaltar que em dias em que há a coleta seletiva não há a coleta comum de resíduos.