Mogi- Caminhos de diálogo e escuta com as equipes escolares diretamente nas escolas e creches da rede municipal de ensino é a proposta do projeto Rotas da Educação, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. As visitas começaram em setembro e até o momento 13 unidades receberam a iniciativa, que aproxima a gestão da Pasta das unidades, levantando as necessidades e as sugestões dos profissionais para a Educação da cidade.
Pelo projeto serão visitadas, ao longo do tempo, as 211 unidades escolares da rede municipal. "Estou a cada dia mais e mais impressionado, feliz e grato com as pessoas que constroem o sistema de Educação de Mogi das Cruzes. Nestes encontros conversamos com toda a equipe, conhecemos as iniciativas das escolas e também as necessidades", disse o secretário de Educação, André Stábile, que realiza as visitas, acompanhado pela equipe de Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação.
Com o projeto, as equipes escolares passaram a ter um contato mais próximo com a gestão da Pasta. As visitas são oportunidades de levantamentos sobre a infraestrutura e organização das escolas, recursos humanos e outras demandas apontadas pelos profissionais. O trabalho pedagógico neste momento de retomada gradual das atividades também é um dos focos dos encontros.
A EM Fujitaro Nagao, no Cocuera, foi uma das primeiras a receber a visita do projeto. "Essa visita contribui para um olhar mais direto das necessidades da unidade. Um momento importante de diálogo com toda a equipe escolar, que considerou o encontro positivo com a possiblidade efetiva de mudanças", disse a diretora Renata Monteiro.
Nesta semana as escolas que receberam o projeto foram o Cempre Benedito Ferreira Lopes, a Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes e o CEIM Benedito Ferreira Lopes,.