Mogi - O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), com o apoio da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC) e em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, dará início a uma força-tarefa de fiscalização do exercício profissional, no dia 25 de outubro, em Mogi das Cruzes e mais seis cidades da região do Alto Tietê.
A cerimônia de abertura está marcada para a próxima segunda-feira (25), às 10h30, na sede da aeamc, com a presença do presidente do Crea-SP, engenheiro Vinícius Marchese Marinelli, do presidente da aeamc, arquiteto Nelson Bettoi Batalha Neto e do Inspetor Chefe da CAF da UGI de Mogi das Cruzes, engenheiro Mauro Rossi, assim como de outros membros da diretoria e autoridades.
Em seguida, o presidente do Conselho seguirá para o Paço Municipal para assinatura do Termo de Cooperação com a Prefeitura, juntamente com o prefeito Caio Cunha (Pode). O objetivo é o cruzamento de informações visando à facilitar a fiscalização de ambos os órgãos.
Além de Mogi, a iniciativa, com caráter orientativo e preventivo, ocorre em Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema. Participam da operação nove agentes fiscais do Crea-SP.
Até o dia 5 de novembro, está prevista a realização de 700 diligências em serviços e obras de Engenharia, Agronomia e Geociências, com foco em indústrias, empresas e empreendimentos em funcionamento, bem como obras irregulares, produtores rurais e AVCB, além das demandas das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs) do Crea-SP.
A ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho, a qual também é uma das premissas da AEAMC, que preza pela responsabilidade técnica dos profissionais. "A AEAMC, que soma mais 60 anos de história em Mogi, é bastante ativa e está sempre envolvida com iniciativas relacionadas ao município, visando ao envolvimento técnico necessário para a melhoria e o crescimento da cidade, assim como o aprimoramento dos profissionais e a segurança da sociedade. E a força-tarefa do Crea-SP chega à nossa região com essa missão, sendo de grande importância para que tenhamos uma atuação profissional responsável", destacou Batalha Neto.
De 2015 a 2020, as ações de fiscalização do Crea-SP aumentaram cerca de 300%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas antes dos agentes fiscais irem a campo, e também à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado.
Em setembro de 2021, por exemplo, o Crea-SP bateu 189 mil ações fiscalizatórias, tornando-se o ano em que o Conselho mais realizou operações na sua história.
O Crea-SP é responsável por fiscalizar o exercício profissional, garantindo que exista sempre um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências, contribuindo, assim, para a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.