Região - A cadeia produtiva de mel na região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) ganha força com a formalização do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL), que acontece hoje, às 14 horas, no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A iniciativa é fruto de uma parceria do consórcio com instituições públicas e privadas, e vai impactar cerca de 200 produtores de mel, entre apicultores e meliponicultores (abelhas sem ferrão) que atuam na região. No primeiro semestre deste ano, o setor foi responsável por movimentar aproximadamente R$ 500 mil na economia regional, promovendo a geração de emprego e renda.
Esta é a primeira etapa do plano de ação que consiste no fortalecimento da Apicultura e Meliponicultura regional, com atuação em quatro eixos: Gestão, Produção, Comercialização e Infraestrutura. O objetivo é promover o aprimoramento dos métodos de produção e comercialização de mel; adoção de políticas públicas de apoio aos processos de produção, comercialização e pesquisa dentro da cadeia; discussão de processos articulados de comercialização, entre outros.
Um dos próximos passos será buscar o reconhecimento do APL junto ao governo do Estado, o que irá possibilitar o acesso a financiamentos e outros investimentos para fomentar a cadeia do mel.
"Nossa região é rica em produção de mel e com essa atuação conjunta buscaremos o reconhecimento do Estado e, com ele, o acesso a políticas públicas destinadas ao fortalecimento da Apicultura e da Meliponicultura", disse Felipe Monteiro de Almeida, coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do Condemat.