Região - O governo do Estado oficializou na tarde de ontem o processo de licitação de pavimentação de três estradas vicinais no Alto Tietê, compreendendo as cidades de Suzano e Mogi das Cruzes. Dentre elas, está a recuperação da estrada da Volta Fria.
A solenidade do programa "Pró-SP" ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e contou com a presença de deputados estaduais e federais da região, como Estevam Galvão de Oliveira (DEM) e o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD).
O edital de licitação 285/2021-CO inclui, além da estrada da Volta Fria que liga os municípios de Mogi das Cruzes e Suzano, as estradas dos Neves e Furuyama, na cidade de Suzano. Pelo edital, a estrada da Volta Fria e do Furuyama estarão em um mesmo pacote, com investimentos na ordem de R$ 18,4 milhões e mais de 12 quilômetros de extensão. A estrada dos Neves será um trecho à parte com 2,9km de comprimento e investimentos de R$ 4,26 milhões.
A expectativa é de que o processo de licitação para a escolha das empresas que ficarão responsáveis pelas obras seja concluído em até 90 dias.
A demanda pela recuperação do trecho vem sendo requisitada pelos moradores dos bairros no trecho, principalmente no distrito de Jundiapeba, há mais de duas década. Dentre os pontos mais criticados pelos moradores, está a conservação de uma ponte sobre um curso d'água, feita com madeira e que é usada por carros, motos e ônibus escolares.
Em maio deste ano, a vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami Kehler (Pode), compareceu a um evento no Palácio dos Bandeirantes que confirmou a inclusão da estrada vicinal nos planos de revitalização do governo do Estado, com promessa de reforma ainda no primeiro semestre deste ano.
O presidente do Legislativo mogiano, vereador Otto Rezende (PSD), saudou o ex-prefeito e atual deputado Marco Bertaiolli e outros gestores públicos pelos esforços em prol da estrada vicinal, ao longo das décadas. "Obrigado a todos os políticos que lutaram. Estamos criando agora um complexo viário amplo na região, viabilizando um novo polo industrial", celebrou.
O vereador Milton Lins da Silva (PSD), o Bigêmeos, também agradeceu os esforços realizados pelo ex-prefeito Bertaiolli à estrada vicinal. "Não é apenas uma via que vai ser melhorada, estamos falando de um novo ciclo de desenvolvimento para a região. "Sabemos que no ano que vem vai 'chover' candidatos querendo apadrinhar nossa cidade, tratando-a como se fosse abandonada. Vamos continuar defendendo nossa cidade, a 'mogianidade' é conhecer, vivenciar e defender nosso município", apontou.
"Essas obras se somarão ao que já está sendo feito no município e são de extrema importância para a mobilidade e o desenvolvimento de Suzano. Vale destacar que outras estradas vicinais da cidade também já foram confirmadas para receber novo recapeamento", explicou o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL).