O presidente da subseção mogiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dirceu do Valle, conversou com o Grupo MogiNews/DAT sobre o papel da advocacia e da importância do Dia do Advogado, celebrado hoje em todo o país.

A data remete à criação oficial dos cursos de Direito no Brasil, em 1827, em São Paulo e na cidade de Olinda-PE, sob ordens do imperador D. Pedro I. Em Mogi das Cruzes, a subseção local foi criada em 1932, sendo uma das primeiras do Estado de São Paulo.

Para Dirceu do Valle, a classe dos advogados mantém um papel de ampla relevância e representação da sociedade civil e da comunidade como um todo. "Historicamente, aqui e em outros lugares do mundo, cabe à advocacia combater desmandos, confrontar o abuso, servir de anteparo ao arbítrio, ser voz de quem é injustiçado. A advocacia é indispensável à realização da Justiça, pois é uma atividade privada com ares de serviço público. A Ordem dos Advogados tem por missão, além de representar a classe, a finalidade de defender o Estado Democrático de Direito, a justiça social e a boa aplicação das leis, o que não é pouca coisa", afirmou.

No âmbito local, Valle informou os avanços realizados para a classe dos advogados, com ênfase nas estruturas oferecidas aos profissionais. "Nossa sede foi construída em meados da década de 1980, que foi uma luta de muitos e muitas. Éramos pouco mais de 300 advogados, hoje somos quase 3,5 mil. Aumentamos nossa área útil, remodelamos o espaço e reformamos toda a estrutura, revitalizamos praticamente todas as salas de apoio. Agora, conseguimos atender melhor à advocacia e para toda a sociedade, falta-nos apenas modernizar a sala da Justiça do Trabalho e a Casa de Guararema", explicou.

Um dos pontos abordados pelo presidente da OAB em Mogi das Cruzes é o fator da pandemia do coronavírus no andamento dos trabalhos no Fórum e junto à população. Segundo Valle, os espaços da advocacia seguiram sendo oferecidos à população com cursos, palestras e simpósios - com a participação voluntária de diversos inscritos.

"Contamos com diversas comissões que atuam em prol da população direta e indiretamente, de forma a orientar: Direitos do Idosos; Direitos da Criança e do Adolescente; Direitos das Pessoas com Deficiência; Direitos dos Autistas; a Comissão OAB Vai à Escola - enfim, um grande leque de grupos que atuam de maneira altruísta para levar esclarecimentos à população", concluiu.