A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou na tarde de ontem que terá início no dia 2 de agosto a retomada das atividades de dois projetos voltados à educação e iniciação e educação musical.
Uma das iniciativas é o projeto "Pra Ver a Banda Passar", parceria entre o município e a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes. O programa educativo será realizado em 25 escolas, sendo nove municipais e 16 estaduais.
A volta do "Pra Ver a Banda Passar'' tem dois destaques, sendo um deles a sua abrangência: o número de alunos atendidos vai passar de 2 mil em 2020 para 19.935 a partir do segundo semestre deste ano. Outro é o conteúdo que passa a ser oferecido: no que antes eram apenas atividades para bandas e fanfarras de escolas, passa a incluir aulas de musicalização para todos os alunos matriculados nas unidades.
Outro programa é o "Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola", em parceria com a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. O programa, que teve seu contrato encerrado no final do ano, passou por renovação e também volta no dia 2 de agosto.
Serão atendidos 11 mil alunos de 21 escolas municipais, com aulas de musicalização e ensino sinfônico. A iniciativa, segundo a administração municipal, recebeu ajustes do conteúdo aos documentos curriculares na rede municipal de ensino, bem como a formação dos profissionais que atuam no projeto. "Neste momento, as escolas estão se organizando para a retomada das atividades", declarou a Pasta, por nota.
Para se adequar às condições de ensino híbrido entre aulas presenciais e atividades no formato Ensino a Distância (EAD), as aulas poderão ser feitas nos dois modelos, de acordo com a organização de cada unidade escolar. "Devido a ajustes para o início do atendimento simples e misto em mais de 74 unidades escolares da rede municipal, as atividades começam no dia 2 de agosto", informou a Secretaria da Educação.
Para o titular da Pasta, André Stabile, a música é fundamental para o desenvolvimento de crianças e jovens. "A música transforma a vida das crianças, e nosso objetivo é fortalecer estes projetos promovendo uma educação musical de qualidade", declarou.
No Legislativo
A retomada do programa "Pequenos Músicos" chegou a ser uma das demandas dos membros da Câmara Municipal no início do semestre deste ano. A Casa de Leis chegou a aprovar, no dia 17 de fevereiro, a moção 08/2021, de autoria dos vereadores Francimário Vieira (PL), o Farofa, Edson Santos (PSD) e José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, solicitando que a Prefeitura de Mogi realizasse a renovação do programa.