O Programa Acessuas - Programa de Trabalho e Renda, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tem se tornado referência para outros municípios. Depois de conhecer a experiência mogiana, a gestora estadual do Programa Acessuas Trabalho, Fátima Justo Cortella, tem indicado Mogi das Cruzes como exemplo de sucesso e promovido oficinas e capacitações para outros gestores.
O Programa Acessuas é uma iniciativa para geração de emprego e renda. Em Mogi das Cruzes, promove cursos de capacitação para emprego e geração de renda, parcerias e outras ações com foco em públicos mais vulneráveis como jovens em busca do primeiro emprego, mulheres que precisam contribuir com a renda familiar ou novas oportunidades.
"A equipe do Acessuas tem socializado suas experiências na temática do trabalho e economia solidária com vários outros municípios, entrando em destaque no cenário estadual", afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Xavier.
Durante esse período foram realizadas algumas capacitações e oficinas para outros municípios como Jaboticabal, que abordou o tema economia solidária; Jacareí, que participou de uma capacitação sobre o Programa Acessuas Trabalho; e Piraí, no Rio de Janeiro, que também buscou referências sobre o atendimento com a população em situação de rua.
"Tem sido muito gratificante poder compartilhar nossas ações com outros gestores, sobretudo nesse período de pandemia, quando as dificuldades para a geração de emprego e renda se tornaram ainda mais acentuadas", avaliou a coordenadora do Programa Conduz, Vera Suzart.
Foi realizada, ainda, uma oficina sobre o Sistema SIS Acessuas, estiveram presentes cerca de 40 municípios.