Dentro do trabalho da Caravana Mogi contra a Covid-19, a Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia amanhã uma ação de testagem rápida e gratuita dos profissionais do comércio. O trabalho será feito na praça Oswaldo Cruz, no centro, em um espaço específico para o atendimento a este público, e é parte das ações da administração municipal em apoio ao setor. O trabalho de testagem vem sendo realizado pelo município desde a semana passada, com ações em Jundiapeba.

A iniciativa tem parceria das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e da Saúde com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), com o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomercio) e com o Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciarios), no projeto Comércio Seguro. Na região central, a ação será realizada até quinta-feira e entre os dias 12 e 16 de julho.

Podem participar os comerciantes que ainda não foram vacinados e funcionários do comércio e dos supermercados. Para a realização do teste, será necessário cadastramento, que será feito a partir de um link a ser disparado pelas entidades representantes do setor aos responsáveis pelos comércios e supermercados.

"O cadastro dos profissionais e sua testagem integram uma série de ações da Prefeitura junto às entidades e comerciantes visando o cuidado com os negócios e a preservação da saúde e da segurança sanitária tanto de quem trabalha no setor, quanto dos consumidores", afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli.

Após o centro, a ação será levada para outras regiões da cidade. Em Cezar Souza, o trabalho será do dia 19 a 23 de julho; em Braz Cubas, de 26 a 30 julho; enquanto na rua Thuller o período será de 2 a 6 de agosto. Por fim, o distrito de Jundiapeba terá a testagem entre 9 e 13 do mês que vem.

Os interessados devem comparecer munidos de comprovante de endereço em Mogi, RG ou documento com foto e Cartão SUS.

Jundiapeba

O trabalho no distrito de Jundiapeba foi realizado entre os dias 22 e 30 de junho. No total, foram aplicados 2,3 mil testes, com 8% dos resultados positivos, todos encaminhados para a Central de Monitoramento da Covid.

"Ao saber do resultado, a pessoa recebe as primeiras orientações sobre cuidados e necessidade de isolamento. A partir daí, passa a ser monitorada com relação a eventuais sintomas e, sendo necessário, encaminhada ao serviço de saúde de referência", explicou a enfermeira Gisele Menichelli, coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança.

O exame realizado é do tipo Teste Rápido Antígeno, que realiza a detecção qualitativa de antígenos de Sars-CoV-2 em amostras de swab coletadas da nasofaringe e/ou orofaringe (nariz ou boca) e resultado em 20 minutos.

O objetivo da campanha é ampliar o monitoramento da Covid-19 na cidade e promover a busca ativa para oferecer tratamento rápido de acordo com cada necessidade. A Caravana Mogi contra a Covid-19 tem parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).