Os motoristas que se locomovem pelas ruas de Mogi das Cruzes e que cometem infrações de trânsito podem ser multados pelos novos radares a partir de hoje. A Prefeitura encerrou ontem o período orientativo, que durou uma semana, e confirmou o início das multas para esta manhã.

A fiscalização eletrônica faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para melhorar a segurança viária no município.

Há uma semana, a Secretaria Municipal de Transportes implantou também a sinalização indicativa sobre a existência dos novos radares em todas as vias que contam com o serviço. A Pasta utilizou ainda faixas informativas para alertar os condutores que trafegam pela cidade.

Alguns equipamentos, no entanto, permanecerão não fazendo autuações. São os casos das barreiras educativas instaladas na rodovia Pedro Eroles, 1.060 (Mogi-Dutra) sentido centro-bairro, na avenida Lourenço de Souza Franco, 1.215 (sentido centro-bairro), 1.231 (sentido bairro-centro), 2.265 (sentido bairro-centro) e 2.442 (sentido centro-bairro) e na avenida Guilherme George, 2.336 (nos dois sentidos).

Além disso, por uma decisão da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o radar estático, popularmente conhecido como "móvel", não será utilizado para autuação de motoristas. Ele será voltado, quando necessário, para ações de engenharia de tráfego, com contagem de veículos e estatísticas.

A definição dos locais que receberam os equipamentos na semana passada, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, considerou as características das vias, os riscos para pedestres e motoristas e o número de acidentes registrados nos locais em anos anteriores (confira os endereços no quadro acima).