Embora o não uso das máscaras para evitar o coronavírus (Covid-19) seja um assunto pouco discutido recentemente, as prefeituras do Alto Tietê continuam notificando, autuando e multando estabelecimentos pelo não cumprimento da regra. Somente em Itaquaquecetuba, 82 estabelecimentos receberam notificações neste ano.
O relatório foi montado pelo Sistema de Vigilância Sanitária e divulgado pela Prefeitura nesta semana. Segundo o Executivo, todos estes comércios com notificações referentes ao uso de máscara providenciaram adequação pertinente, conforme orientação. "Ao todo, foram realizadas também 421 inspeções. A observação e orientação sobre as medidas de proteção contra a Covid-19 fazem parte da rotina de fiscalização em todos os locais visitados", explicou a Prefeitura de Itaquá.
Já de acordo com a Vigilância Sanitária de Ferraz de Vasconcelos, quando há falta de máscara de proteção facial é constatada, o estabelecimento é notificado.
Neste sentido, a Vigilância ferrazense já promoveu 80 autuações pelo não uso de máscaras, 23 autuações de advertência e outras duas atuações de multa quando o estabelecimento é reincidente.
Em Mogi das Cruzes, segundo informações divulgadas nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, já foram aplicadas seis autuações e as multas variam de acordo com a gravidade do caso, com valor inicial em cinco Unidades Fiscais do Município (UFMs). Cada uma, conforme disposto no próprio site da Prefeitura, está avaliada em R$ 187,51.
Suzano informou que, até o momento, nenhuma pessoa ou estabelecimento comercial foi notificado ou multado em razão da falta de uso de máscara de proteção individual. Poá não respondeu os questionamentos da reportagem. (T.M.)