Após o anúncio do governo do Estado, incluindo pessoas com comorbidades e deficiências na campanha de imunização contra o coronavírus (Covid-19), o Alto Tietê se prepara para receber a demanda. A vacinação do novo grupo terá inicio na terça-feira e deverá atender inicialmente gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente que têm entre 55 e 59 anos.
Ontem, um novo lote de vacinas com as primeiras doses destinadas este grupo foi enviada. O vigésimo lote de vacinas contempla 35.321 doses, sendo 32.371 doses da vacina AstraZeneca, destinadas para a primeira aplicação em pessoas com deficiência e comorbidades. A remessa tem outras 2.950 doses da vacina CoronaVac, destinadas para a segunda aplicação nos trabalhadores da Educação acima dos 47 anos.
Considerando o tamanho populacional, é em Mogi das Cruzes que a maior parte do novo público alvo no Alto Tietê será atendido. Alinhada com as novas determinações, a Prefeitura comunicou que para receber a dose, a pessoa precisa ter mais de 18 anos e entregar, no momento da vacinação, uma carta ou declaração médica com diagnóstico que comprove sua condição de acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Também é obrigatória apresentação de documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência.
Em 10 de maio, um dia antes da inclusão do grupo principal determinado pelo governo do Estado, a administração municipal adiantou que também começará a vacinação de portadores de Síndrome de Down, pacientes transplantados imunossuprimidos e pacientes renais crônicos em diálise e hemodiálise. No entanto, o município ainda aguarda o envio das doses relacionadas.
Em relação aos cadastros, a Secretaria Municipal de Saúde liberou, ontem, novas vagas de agendamento para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais. Para agendar basta acessar o sistema https://vacina.mogidascruzes.sp.gov.br/ .
As vagas serão liberadas para segunda e terça-feira. Hoje, prossegue a aplicação de primeira dose para pessoas com 60 anos ou mais que já efetuaram o agendamento online.
Na vizinha Suzano, a Secretaria Municipal de Saúde informou que toda a estrutura e todas as equipes já utilizadas para a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade serão mantidas para o atendimento dos futuros grupos prioritários.
"Ou seja, os polos de imunização continuarão sendo: Parque Max Feffer/Arena Suzano, Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (Jardim Gardênia Azul/região norte) e Escola Municipal Odário Ferreira da Silva (Jardim Belém/distrito de Palmeiras)", detalhou a Pasta. A Prefeitura também aguarda comunicação do governo estadual sobre o envio de doses de vacinas para os novos públicos-alvo.
Ainda desalinhada com as novas diretrizes da campanha de imunização, a Prefeitura de Itaquaquecetuba não deu detalhes sobre a preparação para vacinação dos novos grupo e disse que ainda não recebeu informe técnico do Estado sobre o envio de doses para esse público. A reportagem também questionou as prefeituras de Ferraz de Vasconcelos e Poá sobre o planejamento do esquema vacinal nas cidades, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Texto supervisionado pelo editor*