A recuperação de uma doença, que para diversas pessoas foi repentina e devastadora, tem reaproximado mães e filhos desde a chegada da pandemia. Ainda que a Covid-19 entristeça inúmeras famílias, os filhos que se recuperaram juntos às mães puderam retirar ensinamentos que levarão para toda a vida, como é o caso do estudante Rafael Barros dos Santos Pereira, de 22 anos.

Mesmo quando ambos estavam em tratamento contra a Covid-19 com muitos sintomas, Sueli, de 41 anos, manteve os cuidados e atenção de mãe para filho. Por muitas vezes, conforme explicou Rafael, ela colocava a saúde e bem estar de seus filhos acima da própria saúde.

"Se eu precisasse de alguma coisa, por mais que estivéssemos cansados, ela era sempre a primeira a levantar para me atender. Aprendi que mãe não é apenas um título, mas sim alguém que realmente me ama e está disposta a cuidar de mim mesmo não estando bem", agradeceu o estudante.

Outro aprendizado neste período de recuperação da Covid-19 foi a importância em valorizar as pessoas que estão por perto em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Para Rafael, uma dessas pessoas foi sua avó que, mesmo longe, não deixou de prestar apoio a toda a família.

"Minha avó não podia ir na minha casa para não contrair o vírus, mas ela sempre enviava comidas e quaisquer outras coisas que precisássemos. Durante os três períodos do dia ela também enviava mensagens perguntando como estávamos", acrescentou.

Além dele e de sua mãe, sua irmã e seu pai também contraíram o vírus. Apesar da pouca idade e uma vida saudável, Rafael passou dias internado e recebendo oxigenação artificial. Isso ocorreu devido à doença desencadear as crises de asma que acometiam o estudante desde pequeno.