A imunização contra a Covid-19 continua e a população-alvo pode fazer o pré-cadastro no site Vacina Já, do governo do Estado, para antecipar o registro das informações. O preenchimento dos dados pessoais no www.vacinaja.sp.gov.br não é obrigatório, mas está contribuindo para agilizar a campanha de imunização contra o coronavírus em São Paulo.
Isso porque todos os registros pessoais e documentais do vacinado precisam ser lançados simultaneamente no sistema do Ministério da Saúde, que coordena e controla a vacinação por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Até o final da tarde de terça-feira, Mogi das Cruzes tinha vacinado 10.212 pessoas, das quais 9.383 trabalhadores da Saúde e 829 idosos.
Ontem, a cidade iniciou a imunização para pessoas com 85 anos ou mais em todos os postos de saúde. Em duas unidades - Alto Ipiranga e Vila Natal - também está sendo realizada a vacinação de trabalhadores da Saúde que atuam presencialmente na cidade. A aplicação será escalonada por idade: ontem foi para trabalhadores da Saúde com 60 anos ou mais; hoje para 55 anos ou mais; e amanhã, para 50 anos ou mais.
Para receber a dose, os idosos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência na cidade. Já o trabalhador deve apresentar, além dos documentos pessoais e CPF, um comprovante de atuação presencial em estabelecimento de saúde humana com endereço na cidade, como clínicas, ambulatórios e laboratórios. O horário de vacinação é das 8 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
O pré-cadastro não é um agendamento, mas contribui para o atendimento mais rápido nos locais de vacinação. Quem não fizer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação.
Nesta primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 são prioridade os profissionais da Saúde, população indígena, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência, além dos idosos, começando pelos de idade mais avançada. Outros públicos e calendários serão divulgados de acordo com o fornecimento de novos lotes de vacina.