A Prefeitura de Suzano se reuniu ontem com representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para discutir medidas de prevenção a futuras enchentes. No encontro, que aconteceu no Cineteatro Vilma Bentivegna, as autoridades fecharam uma parceria para desassorear toda a extensão do rio Taiaçupeba-Mirim na cidade.

A previsão é de que os trabalhos parciais do DAEE comecem no final de abril, em trecho do rio na rua Santa Gema, na Estância Americana, bairro do distrito de Palmeiras, e sigam até Ribeirão Pires. O órgão estadual afirmou que pretende pleitear recursos junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para realizar a licitação no ano que vem, com o objetivo de desassorear toda a extensão do Taiaçupeba-Mirim.

Como as medidas do departamento atenderão apenas uma parte do rio durante este ano, a Prefeitura e a Sabesp irão trabalhar de forma conjunta nas demais localidades, com a ampliação de máquinas e mão de obra para evitar futuros alagamentos em pontos de atenção do município.

De acordo com o chefe da Pasta, Samuel Oliveira, os esforços conjuntos estão sendo feitos para garantir a segurança da população neste período de chuvas intensas. "Sob a orientação da Defesa Civil, trabalhamos com emergência para atenuar toda essa situação, de forma que não ocorram as enchentes", informou.

O secretário explicou ainda que a prefeitura e a Sabesp anteciparão a limpeza nestes pontos que necessitam de atenção e destinando os resíduos para um lugar adequado, de forma que, em 2022, o DAEE dê prosseguimento ao desassoreamento e complemente o trabalho dos órgãos públicos.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), agradeceu o comprometimento de todos os envolvidos para estabelecer meios de conter enchentes e comemorou a nova decisão, que beneficiará diversos suzanenses. "Neste período de chuvas intensas é comum que o nível dos rios suba, portanto iniciamos o diálogo com o departamento estadual na última semana para que pudéssemos desassorear todo o Taiaçupeba-Mirim e preservar a segurança de diversas famílias suzanenses. Agora, com a limpeza garantida para toda a sua extensão, poderemos evitar que a população seja prejudicada por possíveis alagamentos. Agradeço o deputado estadual André do Prado (PL) por todo apoio nesta conquista", concluiu.