O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes trabalha com a implantação de novos sistemas de abastecimento e setorização. Recentemente foram instalados quatro reservatórios novos: dois na Vila Oroxó, um em Jundiapeba e outro na Vila Pomar.
O menor deles tem capacidade para dois milhões de litros de água, e o maior pode armazenar até oito milhões de litros. Atualmente, o Semae providencia as estruturas complementares, como conjuntos de bombeamento e tubulações, para que esses sistemas entrem em operação.
Setorização é a divisão de uma grande área de abastecimento em sistemas menores. O objetivo da autarquia é agilizar manutenções e diminuir perdas de água, por meio do remanejamento da rede de distribuição e instalação de equipamentos para controle de pressão e vazão.
Segundo, Wagner de Carvalho Moraes, da Divisão de Distribuição de Água do Semae, as paradas no sistema de distribuição podem ocorrer por quatro motivos, manutenção corretiva, manutenção preventiva, instalação de equipamentos e falta de energia elétrica. "Sempre que identificamos algum problema, seja um vazamento, queda de energia ou mesmo furto de equipamentos,trabalhamos para que o serviço seja restabelecido o mais rápido possível", completou Moraes.
O Semae orienta os moradores que, além da instalação de caixa d'água, os moradores utilizem água com economia, evitando desperdício.
A autarquia também pede o apoio para que denunciem à Polícia Militar (190) ou à Guarda Municipal (153) caso percebam alguma situação suspeita de furto ou vandalismo nas unidades.