A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou ontem que 80,92% dos trabalhadores da área médica com mais de 25 anos, 79,33% dos idosos acima de 85 anos e a totalidade de pessoas com deficiência e internos de casas de repouso e asilos já receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Isso representa 17.958 unidades aplicadas, sendo 15.300 de primeira dose e 2.658 de segunda. Entre os públicos que já receberam a primeira imunização estão trabalhadores da Saúde (11.803 primeiras doses), 3.490 idosos e sete indígenas.

Mogi recebeu, no total, 16.392 doses dos governos estadual e federal para a primeira etapa de imunização e 5.240 para a segunda dose. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de imunização contra a Covid-19 segue nos postos do município para profissionais da Saúde com mais de 25 anos e para a população com mais de 85 anos. O anúncio vai na contramão de outras cidades da região, que suspenderam suas campanhas de vacinação devido à escassez de doses dos agentes imunizantes.

A vacinação segue nos dois postos de saúde estabelecidos pelo município: Vila Natal (rua Coronel Cardoso Siqueira, 2.650) e Alto do Ipiranga (rua Capitão Joaquim de Melo Freire, 700). Os trabalhadores da Saúde deverão apresentar documento com foto, CPF e um comprovante de atuação presencial em um estabelecimento de saúde localizado no município. Já o público em geral deverá apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Mogi. A vacinação vai das 8 horas às 16h30.

Alto Tietê

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) informou ontem que há a previsão de um novo lote de vacinas a serem enviadas para região ainda nesta semana, porém sem definição de data. Já o governo estadual enviará hoje para o Ministério da Saúde aproximadamente 3,4 milhões de doses da CoronaVac. A redistribuição a Estados e municípios deve acontecer até o final desta semana.

Em Suzano, a Secretaria de Saúde informou que ontem o município ainda tinha disponíveis 28 doses da vacina CoronaVac, e que utilizou 11.519 doses dos quatro lotes recebidos. "Apenas em relação aos trabalhadores da Saúde e pessoas com mais de 80 anos ainda não alcançamos o número estimado pelo governo estadual", informou.

A Prefeitura de Poá emitiu uma nota afirmando que, das 5.635 doses recebidas, 4.919 já foram aplicadas, sendo 4.142 para a primeira etapa e 777 para a dose de reforço. A utilização das doses restantes estão sendo focadas, segundo a Pasta local, na segunda dose dos públicos prioritários, enquanto que a campanha de vacinação ao público da primeira dose está suspensa até o recebimento de novas vacinas.

Itaquaquecetuba recebeu um total de 7.805 doses, e até agora aplicou 6.205 delas, sendo 5.533 na primeira dose e 872 na segunda. "O município segue com o seu planejamento. Não há autorização de mudança no uso das doses que já haviam sido entregues, e a vacinação está sendo realizada", explicou.

Em Ferraz de Vasconcelos, 5.517 doses já foram aplicadas, sendo 4.864 da primeira e 653 da segunda, de um total de unidades 7.125 recebidas. O município informa que suspendeu a campanha de imunização para novos públicos e aguarda o envio de novos lotes.