A mesa diretora da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes anunciou ontem, durante sessão ordinária, os membros das Comissões Permanentes e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Após debates entre os parlamentares, os cinco integrantes de cada grupo temático do Legislativo mogiano foram anunciados (veja quadro). Os presidentes das comissões serão indicados até a próxima semana, após decisão dos integrantes das comissões.

Segundo o presidente do Legislativo mogiano, vereador Otto Rezende (PSD), a composição das Comissões Permanentes foi realizada de comum acordo com os vereadores e homologadas em plenário. Entretanto, o modelo em que as comissões foram formadas neste ano é diferente do que ocorre tradicionalmente, quando, logo na primeira sessão do ano, os vereadores colocam seus nomes à disposição das comissões e uma votação é realizada em plenário.

O vereador Marcos Furlan (DEM) comentou sobre a falta de explicações do motivo do adiamento da definição dos membros, já que tais indicações deveriam ter ocorrido na última terça-feira, na primeira sessão do ano. "Sem nenhuma explicação a homologação foi adiada", lamentou o parlamentar. "Mas, mesmo assim, comemoro o fato de ter entrado hoje, espero que cada comissão possa trabalhar para que nossos projetos caminhem com celeridade", completou o democrata.

A Comissão de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento, tidas como as mais ativas para o andamento dos projetos da Casa, possuem nomes de diversos partidos. Para a primeira, foram escolhidos os parlamentares Iduigues Martins (PT); Carlos Lucarefski (PV); Fernanda Moreno (MDB); Milton Lins da Silva (PSD), o Bi Gêmeos (PSD); e Johnross (Pode). Os vereadores Eduardo Ota (Pode); Edson Santos (PSD); Pedro Komura (PSDB); Francimário Vieira (PL), o Farofa; e Marcos Furlan (DEM), compõem o grupo orçamentário do Legislativo.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar terá como membros os vereadores Pedro Komura, Johnross e Bi Gêmeos. Os membros suplentes são os vereadores Farofa, Malu Fernandes e Edson Santos.