A confirmação do governo do Estado para o início da etapa de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) a idosos com mais de 90 anos, a partir de segunda-feira, levou as cidades da região do Alto Tietê a redobrar seus esforços para os planos locais de vacinação. No total, o Alto Tietê vai receber 14.390 doses da CoronaVac nesta etapa.
O governo do Estado revelou que os novos lotes distribuídos aos municípios foram direcionados para a conclusão da etapa de imunização dos profissionais de Saúde municipais que atuam no combate à pandemia, além de preparar para a etapa que será aberta no início da próxima semana.
A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou que, no sábado, realizará a vacinação em drive-thru para trabalhadores da Saúde com mais de 60 anos e idosos com mais de 90 anos em uma estrutura preparada no Pró-Hiper (veja mais na página 6).
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que recebeu do governo do Estado 560 doses exclusivamente para idosos acima de 90 anos. A administração municipal revelou que a estratégia para a vacinação ainda está sendo discutida.
Suzano, por sua vez, afirmou que irá divulgar, em breve, os horários e pontos fixos da campanha de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde estima que 858 pessoas com mais de 90 anos receberão o agente imunizante, e que a possibilidade da adoção do sistema drive-thru está sendo avaliada pelas autoridades. Sobre o trabalho de imunização de pessoas acamadas, o Executivo municipal informou que a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad) informará as famílias sobre o agendamento para a aplicação das doses.
O departamento de Vigilância em Saúde de Poá, por sua vez, explicou que aproximadamente 310 idosos estão aptos a receber a vacina. Embora os locais não tenham sido definidos pelo poder público, está previsto que o horário de vacinação será das 9 às 15 horas, com a utilização do sistema de drive-thru. Os familiares devem comparecer aos postos apresentando documento com foto e comprovante de residência de Poá, e os idosos acamados que são acompanhados pela Emad local receberão a vacina em casa.
Segundo a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mário Margarido - conhecida como CSII, no centro da cidade - será o local concentrado para a campanha local, que pretende cobrir 390 pessoas. O município pretende utilizar o sistema drive-thru, com apresentação de documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço.
Mortes
Nas últimas 24 horas, seis pessoas morreram na região em decorrencia do coronavírus. Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes informara duas mortes, já Santa Isabel de Suzano registraram uma morte, cada. No total, a região soma 2.069 óbitos por Covid-19.