O governo do Estado confirmou ontem que serão enviados para o Alto Tietê, até amanhã, novos lotes da CoronaVac para a proteção dos públicos prioritários, incluindo a abertura da vacinação para idosos com mais de 90 anos a partir de segunda-feira.
Enquanto isso, as cidades prosseguem com seus programas de imunização de profissionais da Saúde e homens e mulheres internados em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), enquanto aguarda o envio de novos lotes da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório SinoVac.
Na cidade de Mogi das Cruzes, a administração municipal imunizou, até a tarde de ontem, 5.260 pessoas, entre profissionais da saúde e idosos internados em asilos e casas de repouso. A meta da Secretaria de Saúde é de dez mil para o público prioritário na primeira etapa.
Em Suzano, a etapa de imunização dos profissionais da linha de frente contra a Covid-19 foi concluída na sexta-feira, juntamente dos que atuam em ILPIs, totalizando 2.614 doses aplicadas. Somando-se os 231 indivíduos que vivem nos asilos, a cidade chegou à marca de 2.845 pessoas. Para esta semana, está previsto o início da proteção de profissionais de hospitais e clínicas particulares, laboratórios, consultórios odontológicos, entre outros, que devem atualizar suas informações pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
A Secretaria de Saúde de Suzano estima que um total 34 mil pessoas, a partir da próxima segunda-feira, deverão receber a vacina por fazer parte do público prioritário de idosos. A pasta reitera que a primeira etapa será destinada ao público com mais de 90 anos, conforme aponta o Plano Nacional de Imunização.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que 1.984 profissionais já foram vacinados, diante de uma meta de 7 mil. A cidade aguarda a disponibilização das doses do governo do Estado, prometidas para chegar nesta semana.
Poá, por meio de plataforma online "Divulga Covid", informou que 867 profissionais da rede municipal de Saúde já receberam a dose da vacina. A estimativa é de que outros 500, da rede privada, também tenham recebido o imunizante.
Segundo a Prefeitura de Itaquaquecetuba, 1.717 pessoas já foram vacinadas, entre profissionais da Saúde e idosos institucionalizados, sendo que 4,5 mil estão dentro do público prioritário. O município já está promovendo discussões para a campanha de vacinação.