A Secretaria de Saúde de Suzano deu início ontem à imunização contra o coronavírus (Covid-19) em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Cerca de 152 idosos receberam as doses no primeiro dia da ação. Até ontem, o município também contabilizava a vacinação de 2.052 profissionais da saúde.
Entre eles, o Centro São Vicente de Paulo, localizado no Parque Maria Helena, conta com 28 residentes e 34 funcionários que foram imunizados ontem com a CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) acompanhou de perto a aplicação das doses. "Este é um momento de conquista. Por meses aguardamos por um fio de esperança. Finalizamos a vacinação dos profissionais da saúde na linha de frente, finalmente damos início à proteção dos idosos em casas de repouso. Este é um público que foi muito impactado pela pandemia", disse Ashiuchi
A primeira pessoa imunizada da casa foi Adélia de Oliveira Cruz. Os enfermeiros e cuidadores da unidade também receberam o imunizante. "Sem dúvida, hoje é um dia de muita alegria para nós. Me sinto grata por fazer parte deste momento e esperançosa com a vacina", disse a coordenadora do lar, Viviane Cavalcante Ferreira dos Santos.
Outras 11 instituições receberam a ação. Já as doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca, obtidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram destinadas para o reforço da vacinação de profissionais de saúde, no qual 60 trabalhadores do Instituto de Nefrologia (Diaverum) receberam a dose. "Aos poucos superamos a demanda de trabalhadores na linha de frente, seguindo com a imunização para outros funcionários, seja em unidades públicas especializadas ou em unidades privadas", explicou o secretário de Saúde, Pedro Ishi.
Itaquá e Poá
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba recebeu ontem 1.450 doses da vacina de Oxford. Seguindo o cronograma de vacinação, os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 continuarão sendo contemplados. Lembrando que 4.506 profissionais fazem parte desse grupo prioritário. Em Poá, a vacinação de idosos e funcionários de casas de repousos começa amanhã com a expectativa de imunizar 131 pessoas