Uma reunião entre representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e moradores definiu para a próxima segunda-feira o início das obras de saneamento básico na região do Jardim Margarida, em Mogi das Cruzes, próximo ao limite com a cidade de Itaquaquecetuba. As intervenções, voltadas para a instalação de redes de coleta de esgoto, deverão atender, a longo prazo, mais de 15 mil pessoas em três bairros da região.
Henrique Soares, presidente da Associação de Moradores do Jardim Margarida, informou que a reunião realizada na tarde de ontem com representantes Sabesp teve como objetivo apresentar alguns dos pontos do projeto, e que as informações foram repassadas à comunidade. 
Segundo o representante, a instalação de redes de esgoto atenderá a três bairros localizados na chamada Região da Divisa: Jardim Margarida, Vila Augusta e Jardim Félix e Milton. As intervenções pretendem acabar com o despejo de esgoto de forma irregular em cursos d'água e em vias públicas e atender, a longo prazo, mais de 15 mil pessoas na região. 
A Sabesp, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que os trabalhos nesta etapa terão extensão total de 8.150 metros, com 1.029 ligações domiciliares de esgoto. A empresa afirmou que a etapa contará com um total de investimentos na ordem de R$ 4.573.573,20 exclusivamente pela empresa, com o contrato firmado com o Consórcio Itamogi-Lider-Damasco. "Salientamos que as obras no Jardim Margarida iniciaram na primeira quinzena de janeiro deste ano, com a construção do canteiro de obras, para dar início à implantação das redes domiciliares de esgoto. A Sabesp irá acompanhar e fiscalizar a execução da obra junto à empresa contratada", informou por nota.
A Associação de Moradores do Jardim Margarida avalia que, com a conclusão dos trabalhos de instalação de rede de esgoto e as melhorias colaterais no asfaltamento, os benefícios não se estenderão apenas na área da Saúde, mas também com a mobilidade urbana e a valorização dos imóveis na região. Para Soares, a confirmação do início das obras é o final de uma luta intensa de mais de 15 anos. "Foi um longo caminho percorrido por lideranças e moradores desta região na luta pelo direito ao saneamento básico. Foram muitas idas e vindas, com o início e paralisação de obras, mas com isso temos a certeza de que o trabalho será executado pelo bem de todos os moradores", disse.
A primeira ação do governo do Estado na direção de se implantar as redes de esgoto na região conhecida como Divisa, onde os limites dos municípios de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba se encontram, aconteceu em setembro de 2013. Na ocasião, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou a autorização para a prestação de serviços pela Sabesp.