Muitos cristãos são alvos de violência por não negarem Jesus. Na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021*, o nível de violência é medido pelo monitoramento do número de incidentes contra os seguidores de Cristo em cada país. Eles podem ser de: cristãos mortos e presos, igrejas e casas de cristãos atacadas. Em muitos países, é difícil ter acesso aos números exatos de incidentes, mas, através de fontes indiretas, pode-se saber que há violência contra cristãos. Em alguns casos, os índices trazidos pela pesquisa da LMP são estimados.
Quantos cristãos foram mortos por causa da fé? Por não abandonarem o evangelho, muitos seguidores de Cristo são mortos, o que torna esse tipo de incidente um dos principais indicadores da violência contra os cristãos. O número de cristãos mortos apresentou aumento de 60% na Lista Mundial da Perseguição 2021 com 4.761 casos, se comparada à edição anterior. A Nigéria apresentou o maior número de irmãos assassinados, com 3.530 incidentes.
A violência com motivações religiosas, que tem por alvo os cristãos, pode ser identificada pelo total de incidentes ocorridos contra eles em cada país. Esses incidentes podem ser classificados em várias categorias, como o número de cristãos mortos, presos e atacados e o número de igrejas, casas e lojas atacadas.
É importante ressaltar que há locais onde é muito difícil ter acesso a números exatos, mas sabe-se claramente, por meio de fontes indiretas, que há incidentes violentos contra cristãos. Nesses casos, os números apresentados pela pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2021* são apenas estimados, o que faz com que muitos números sejam mais conservadores que os reais.
Destacamos também que por trás dos números das diferentes categorias de violência muito se esconde de vista. Um marido ou filho morto deixa a mãe e os filhos menores em um estado de vulnerabilidade. Uma esposa ou filha sequestrada deixa o homem imaginando o que pode estar acontecendo com ela - tais pensamentos atormentam a mente incessantemente, o que também é uma forma de perseguição.
Cristãos mortos
O número de cristãos mortos é um dos principais indicadores da violência enfrentada por nossos irmãos e irmãs ao redor do mundo pelo simples fato de serem cristãos. O número total de cristãos mortos por causa da fé aumentou 60%, indo de 2.983 casos registrados na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2020 para 4.761 na LMP 2021. A África é de longe o continente onde ocorreu a maioria dessas mortes, ou seja, 91% delas.
Na África, a região do Oeste Africano obteve o maior número de cristãos mortos por causa da fé, sendo 76% do número total e 83% do número para a África. Entre os países do Oeste Africano, a Nigéria teve o maior número de cristãos mortos. Somente no país, que passou a ocupar o Top10 da Lista Mundial da Perseguição 2021, o número aumentou de 1.350 na LMP 2020 para 3.530 na LMP 2021, o que representa 74% do número total.
Os números mensais de mortes de cristãos na Nigéria foram mais altos no período em que o país esteve sob bloqueio devido ao coronavírus, entre abril e agosto de 2020. Na Ásia, aumentou 43%. Na América Latina, 1% do número total.