Missas e cerimônias religiosas continuarão sendo realizadas normalmente no Alto Tietê durante a fase laranja e vermelha do Plano São Paulo. Com alterações nas regras das fases que voltaram a vigorar em todo o Estado nesta segunda-feira, o governo Estadual optou por permitir a abertura de templos e igrejas. As atividades religiosas também permanecerão sendo disponibilizadas pela internet.
Permitidas mesmo na fase mais restritiva do plano de controle da pandemia do coronavírus (Covid-19) no Estado, as cerimônias religiosas na região seguirão recebendo fiéis para orações normalmente, desde que permaneçam respeitando os protocolos de biossegurança e regras de distanciamento social para mitigar a circulação do vírus.
A Diocese de Mogi das Cruzes, responsável pela coordenação de 80 paróquias e mais de 400 capelas nas dez cidades que compõe o Alto Tietê, informou que não haverá necessidade para remanejamentos ou mudanças de horários das missas presenciais diante do decreto do governo do Estado.
"Como não houve nenhuma determinação da proibição dos cultos religiosos, mesmo na fase vermelha do Plano SP, as celebrações seguirão normalmente, respeitando as normas já determinadas de protocolo de segurança", explicou o bispado.
A diocese acrescentou que, mesmo com a possibilidade das celebrações com a presença dos fiéis, as paróquias continuarão com transmissões online das missas para todos aqueles que não puderem comparecer para os ritos, além das medidas de higiene e distanciamento social. (L.K).