A frota de veículos nas cinco principais cidades do Alto Tietê (Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba) registrou um aumento de 22.238 unidades no último ano. De acordo com os dados disponíveis no portal oficial do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), a soma dos veículos em circulação nos municípios em 2019 era de 652.176. Um ano depois, o total atingiu 674.414, o que representa um acréscimo de 3,4%.
Em Mogi, por exemplo, em todo o ano retrasado foram contabilizados pelo Detran 250.689 veículos. Já no ano anterior, também até o mês de dezembro, o número passou para 258.647, um acréscimo de 3,1% no período de um ano.
A Secretaria Municipal de Transportes de Mogi informou que o crescimento da frota é um movimento natural e histórico, que acompanha o crescimento do município e da população. "Em 2020, além do crescimento natural da frota, foi notada um aumento da utilização do transporte individual para o deslocamento dos mogianos por conta da pandemia da Covid-19. Este comportamento ocorreu a partir de março", acrescentou.
Percentualmente, Suzano obteve um aumento da frota de veículos um pouco superior ao de Mogi. Isso porque, no ano passado, a quantidade de automóveis em circulação na cidade cresceu em 3,7%. Até o final de 2019 havia um total de 144.588 veículos, sendo que a cidade encerrou o ano anterior com uma frota de 150.053.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, o aumento registrado na frota de veículos também está ligado ao consequente crescimento da população da cidade, que notadamente está em contínua expansão. As ações da Prefeitura de Suzano buscam atender o disposto no Plano Diretor e no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, com projeções de um sistema viário que atenda às demandas de circulação de todos.
Portanto, obras como a pavimentação da avenida Brasil (que se encontram em fase final), a futura ligação entre a avenida Senador Roberto Simonsen e as estradas dos Fernandes e Santa Mônica e a aguardada implantação da alça de entrada do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), entre outras, são essenciais para garantir a fluidez no trânsito do município.
Em Itaquá, a frota de veículos cresceu em 3,8% de um ano para o outro, passando de 129.616 em 2019 para 134.586 em 2020. Por fim, Poá obteve o menor crescimento percentual da frota de veículos, sendo este de 2,7%.
Ainda de acordo com os números do Detran, a quantia passou de 54.811 para 56.107.