Como resultado das chuvas intensas que caíram sobre as cidades da região no último final de semana, a Defesa Civil registrou alguns pontos de alagamentos. Em Mogi das Cruzes, no último sábado, entre os locais afetados estão o distrito de Jundiapeba, vias na Ponte Grande e no trecho inicial da rodovia Mogi-Dutra. Neste ponto especificamente, devido à grande quantidade de chuva em pouco espaço de tempo, o sistema de drenagem da rodovia não foi suficiente para conter a enxurrada naquele momento.
Na Praça das Bandeiras, ainda em Mogi, a sirene preventiva foi acionada, mas não houve ocorrências. Com a parada da chuva, a água escoou pelo sistema de drenagem e as equipes de limpeza pública procederam com o trabalho de manutenção urbana, principalmente nas regiões onde houve acúmulo de terra.
Devido à forte chuva da noite da última segunda-feira, uma queda de energia elétrica na estação de captação de água do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), no Rio Tietê, levou à paralisação da captação e do tratamento, além do esvaziamento de reservatórios e desligamento de algumas bombas de distribuição. A interrupção afetou 15 bairros. A autarquia acionou rapidamente a concessionária de energia e o sistema de captação foi restabelecido durante a madrugada.
Os bairros afetados são o Conjunto Cocuera, Conjunto Residencial São João, Conjunto São Sebastião, Jardim Camila, Jardim Jussara, Jardim Mogi, Jardim São Francisco, João Villa Nova, Nova Estância, Parque Morumbi, Real Park Mogi, Vila Natal, Vila Nova União, Vila Oliveira e Vila Oroxó.
Outro município que registrou pontos de alagamentos foi Suzano, no último final de semana. De acordo com a Defesa Civil suzanense, neste período ocorreram chuvas que acabaram causando pontos de alagamento em algumas vias do bairro Parque Maria Helena.
No entanto, o setor municipal informou que não foi acionado para nenhuma ocorrência e que não há pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Na chuva mais recente, foi registrada uma pluviosidade de 27 milímetros (mm), desde as 18 horas da última segunda até a madrugada de ontem, com pancadas distribuídas.
O previsto era uma precipitação de 10 mm para o período. Em Itaquá, apesar das chuvas também intensas, não houve alagamentos ou enchentes. Por outro lado, em Poá não ocorreram pancadas de chuva, também sem ocorrências de acúmulo de água.