A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou ontem a Operação Força Azul, na região central da cidade. A ação visa atender as solicitações dos comerciantes, que sempre tiveram problemas com a violência, principalmente furtos e roubos. Além disso, garante a segurança do público e população que fazem compras e circulam pelo local.
Segundo o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, a operação de patrulhamento preventivo da GCM foi planejada pelo Comando Operacional e Administrativo da secretaria, com emprego de oficiais uniformizados, armados, treinados e orientados na dinâmica de "Polícia de Proximidade". "A atuação se dá com policiais municipais a pé e em contato mais próximo às pessoas, em especial àquelas mais vulneráveis, tais como idosos e crianças", ressaltou Caldeira.
Para ação de ontem, foram utilizados dois carros de patrulhas, que ficaram em locais de grande fluxo de pessoas e veículos, além de outros em atividades móveis, dando todo o suporte e segurança aos agentes de segurança urbana que se deslocavam a pé na área comercial.
A Operação Força Azul consta no calendário e estratégia do Comando da Instituição Azul, que também buscará atender outros centros comerciais da cidade. "A Guarda Civil de Itaquaquecetuba, polícia municipal de proteção às pessoas, e protetora dos comerciantes, atende por meio do telefone 153", reforçou o secretário.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues (PP), diversas estratégias estão sendo traçadas para garantir mais segurança à população. "É importante sempre reforçar que estamos nos empenhando muito quanto à melhoria da segurança na cidade, área que é tratada com total atenção pela nossa administração. Diversas estratégias estão sendo traçadas em busca de soluções para este setor, que é uma grande preocupação para população e estamos trabalhando diariamente para implementar as ações que garantirão uma cidade mais segura", finalizou Boigues.