O Carnaval 2021 poderá ser suspenso em Mogi das Cruzes para evitar propagação do coronavírus (Covid-19). Como a suspensão do feriado afetará um grande grupo de setores comerciais, a Prefeitura pretende se reunir com as entidades para discutir o impacto financeiro da medida no município.
Com a alta de novos casos, internações e mortes decorrentes da pandemia da Covid-19 na cidade e na região, a Prefeitura de Mogi não deverá promover o Carnaval na cidade este ano. "A administração municipal já estuda suspender o ponto facultativo em função da pandemia, visando a segurança sanitária, evitando aglomerações", disse a Prefeitura em nota.
No ano passado, o Executivo Municipal, por meio das Secretarias da Cultura, Saúde e Segurança, apoiou o evento, oferecendo segurança e estruturas básicas como banheiros químicos e ambulâncias para os foliões. Na ocasião, 13 blocos carnavalescos tomaram as ruas da cidade entre os dias 15 e 24 de fevereiro reunindo milhares de participantes.
A festividade divide opiniões, mas o setor comercial é unanime em reconhecer o Carnaval como importante feriado para as vendas. Com outras datas comemorativas do calendário comercial já canceladas ou minimizadas, como Natal e Ano Novo, a ausência do Carnaval será outro golpe para o setor. Diante disso, a Prefeitura pretende se reunir com entidades comerciais para entender o impacto da suspensão da data na cidade. Uma reunião deverá ocorrer com todos os setores envolvidos para avaliar melhor a questão. (L.K.)