A Vila Natal não chega a ser o bairro de Mogi das Cruzes com maior número de casos de coronavírus (Covid-19), mas também está longe de ser o que tem menos confirmações, entretanto, o local chama atenção pelo número de óbitos em relação aos casos registrados. Segundo um levantamento realizado pela reportagem com base nos números mais recentes divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde no site da Prefeitura, atualizados no último dia 24, a Vila Natal possui 11 óbitos em 104 casos da doença, resultando em uma morte a cada nove confirmações.
Há outros bairros em que a relação entre contaminados e mortos é ainda menor, no entanto esses locais possuem baixo grau de infecção pelo coronavírus. Um deles é o Jardim Nove de Julho, onde dos 33 moradores foram contaminados com o vírus e cinco evoluíram a óbito, registrando uma morte a cada seis casos da doença. Já no distrito de Sabaúna, a situação semelhante, em média são necessários quase sete casos para o registro de uma morte, já que são 27 contaminados e quatro óbitos.
Há ainda bairros que apresentam essa relação ainda mais desproporcional, mas que não podem ser considerados nesta relação pela quantidade pequena da circulação do vírus. Na Porteira Preta, por exemplo, são três óbitos por Covid-19 em 14 casos da doença, ou uma morte a cada 4,6 casos, em média. No Conjunto Jefersson, quatro casos e duas mortes, e no Barroso, dois casos e dois óbitos.
Ao contrário do que ocorre na Vila Natal, há bairros com centenas de casos e com a quantidade de mortes significativamente baixa. Como principal exemplo, a Vila Oliveira, onde foram registrados 224 casos da Covid-19 (quinta localidade com a maior quantidade de pessoas contaminadas em Mogi) e apenas quatro óbitos, resultando na média de 56 casos a cada morte.
Na no distrito de Jundiapeba - local com maior número de contaminados - há14 mortes para 327 casos da Covid-19, registrando média de uma morte a cada 23,3 pessoas contaminadas
O bairro com maior quantidade de óbitos continua sendo o Jardim Universo, com 19 registros (208 casos). Próximo a ele, o distrito de Jundiapeba, com 14 óbitos (3217 casos), e Nova Jundiapeba (226 casos) com 13 mortes, mesma quantidade do Alto Ipiranga (208 casos) e Centro (200 casos).
Dos 54 leitos de enfermaria nas unidades públicas de saúde, 26 estão sendo ocupados atualmente, resultando numa ocupação de 48%. Já em relação à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, atualmente são 68 leitos, em que 31 estão em uso - 45% de ocupação.
Mogi chegou ontem a marca de 388 óbitos pela Covid-19. Já são 8.460 pessoas contaminadas sendo 7.396 recuperados.