Embora a campanha de multivacinação e vacinação contra a Poliomielite tenha iniciado na segunda-feira e terminará no próximo dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano já alcançou 85,5% de sua meta anual de vacinação. Segundo as informações divulgadas, 15.537 doses da vacina já foram aplicadas e, por este motivo, restam 15,4% da expectativa a ser atingida.
A meta é estipulada pelo Ministério da Saúde aos municípios, e os suzanenses têm acesso às doses contra a Poliomielite em todos os 24 postos de Saúde pública. O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil e atualizar a situação vacinal dos cidadãos, aumentando as outras coberturas.
"A meta é alcançar 95% do público-alvo da vacinação contra a poliomielite, que é de crianças menores de 5 anos. Já para a multivacinação, o foco são as crianças e os adolescentes de até 15 anos", pontuou a Secretaria Municipal de Saúde.
Em Poá, a expectativa de vacinação para essa campanha é de 5.732 crianças de 1 a 4 anos e, em todo este ano, já foram imunizadas aproximadamente 2,9 mil crianças. Já no município de Ferraz de Vasconcelos, a expectativa é vacinar 10.699 crianças somente neste período de campanha.
Por fim, em Mogi das Cruzes estão previstas 21,2 mil aplicações contra a Poliomielite até o dia 30 deste mês. Em toda a cidade existem 22.378 crianças de até 4 anos, número que foi utilizado para estipular a meta de imunização. Em todas as cidades, o Dia D de vacinação acontecerá no próximo dia 17.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba também foi questionada, mas não informou os dados sobre a vacinação contra a poliomielite.
Apesar das campanhas periódicas, a vacina contra a Poliomielite está disponível durante todo o ano nos municípios e também é conhecida como a vacina contra a paralisia infantil. Isso porque, os vírus de tipo 1,2 e 3 podem causar a paralisia nas crianças, que é dificilmente revertida.
A melhor forma de prevenir a doença é com as vacinas em dia, que atuam contra os três tipos de vírus. O Programa Nacional de Imunização recomenda a vacinação de crianças a partir de dois meses até menores de 5 anos de idade, como doses do esquema básico.