As principais empresas do ramo de entrega de alimentos e produtos em domicílio dizem se movimentar desde o início da pandemia da Covid-19 para prestar apoio aos entregadores cadastrados em suas plataformas. Entre reclamações dos profissionais. estão a falta de assistência.
Após manifestações realizadas pela categoria, as empresas investiram e mudaram seus protocolos.
O iFood informou que destinou mais de R$ 33 milhões em iniciativas exclusivamente voltadas aos entregadores durante a pandemia. Além da distribuição dos kits de higiene com álcool em gel e máscaras reutilizáveis, dois fundos solidários foram criados para apoiar quem precise permanecer em isolamento por fazer parte do grupo de risco ou apresentar sintomas do coronavírus.
Um plano de benefícios em serviços de saúde da empresa Avus também foi disponibilizado gratuitamente, o valor das gorjetas doadas pelos clientes aumentou e são repassadas integralmente aos entregadores, e foi desenvolvida a modalidade de Entrega sem Contato para preservar a saúde dos parceiros de entrega e clientes.
Já a Uber, responsável pela plataforma Uber Eats, implementou uma política para que qualquer entregador parceiro possa receber assistência financeira por até 14 dias, enquanto estiver impossibilitado de usar a plataforma - isso vale para pessoas diagnosticadas com a Covid-19 ou que tiverem a quarentena individual solicitada por uma autoridade de saúde ou por um médico, pelo risco de disseminar a doença. A medida se estende para aqueles que fazem parte do grupo de risco, com chances de desenvolver uma forma grave da doença.
O valor da assistência financeira é baseado na média diária de ganhos do entregador nos três meses anteriores ao pedido de recebimento do auxílio. Desde o início da pandemia, entregadores cadastrados na Uber Eats podem solicitar, por meio do próprio aplicativo, reembolso para itens de proteção, como álcool em gel e máscaras. "A Uber priorizou essa solução exatamente pela capilaridade, para garantir que qualquer entregador de qualquer lugar do Brasil possa ter acesso aos recursos", afirmou a empresa em nota.
Para ajudar a proteger entregadores parceiros, a Uber também enviou mensagens aos usuários da plataforma Uber Eats solicitando para preferirem a entrega de pedidos sem contato direto - o que pode ser feito no aplicativo. (F.A.)