A campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças promovida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) superou todas as expectativas e recebeu 8.750 doações nas 17 estações que participaram da ação. E se antes duas instituições que trabalham com crianças carentes receberiam os presentes, com o número recorde foi possível elevar esses locais para 11 entidades. Pela Linha 11-Coral, a Estação Ferraz de Vasconcelos foi a que arrecadou mais brinquedos, 970 no total.
A ação foi idealizada por colaboradores da CPTM da Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira) e logo foi seguida por outras estações, inclusive de outras linhas do sistema ferroviários que atende a Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa foi prontamente apoiada pelo Comitê de Responsabilidade Social da CPTM, que reforça o suporte aos trabalhos de incentivo a ações solidárias.
A arrecadação dos brinquedos em bom estado de conservação ocorreu de 15 de setembro a 5 de outubro, e a entrega para as 11 instituições pela CPTM ocorre desde anteontem. Grande parte das instituições beneficiadas irá retirar as doações em estações próximas às suas sedes.
A Associação Elite, que fica na Cidade Tiradentes, irá retirar os brinquedos na Estação Guaianases, por exemplo. Já o Coletivo Estopô Balaio, do Jardim Romano, irá retirar as doações na Estação de mesmo nome, na Linha 12-Safira.
As estações Grajaú (Linha 9-Esmeralda) e Guaianases (Linha 11-Coral) foram as campeãs de doações, com 1042 e 1033 brinquedos, respectivamente, seguidas por Ferraz de Vasconcelos e Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), com 817.
"Além da participação maciça dos passageiros, a quem agradecemos de coração, muitas dessas doações vieram dos próprios colaboradores da CPTM, que fizeram 'desafios' e indicavam uma pessoa para doar, e em seguida, ela indicava outra pessoa. Foi uma incrível corrente do bem por parte de todos", comemora o presidente da companhia, Pedro Moro.