O resultado positivo em agosto do Comércio e Prestação de Serviços, conforme divulgado na semana passada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), animou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Suzano. O índice revelou que a cidade conseguiu, pelo terceiro mês consecutivo, manter o saldo positivo na geração de empregos. Em agosto, Suzano gerou 91 vagas de emprego, em julho 170 e em junho 375.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, os números demonstram uma tendência de estabilização e retomada da atividade econômica. Agora, a expectativa da é de que a recuperação que vem sendo mostrada possa se manter nos próximos meses.
"Consideramos que, com o retorno gradual da indústria, comércio e prestação de serviços no período pós-pandemia, em conjunto com a temporada de compras do final do ano, o aquecimento poderá gerar efeitos positivos no município, prolongando a curva de crescimento do número de empregados", explicou a secretaria em nota ao Dat.
Em número gerais, em agosto, as empresas de Suzano contrataram 1.861 empregados e demitiram 1.770. O saldo positivo de 91 contratações consiste na diferença entre as admissões e desligamentos ocorridos na cidade durante o período.
A Prefeitura de Suzano considera que, além do contexto econômico nacional, o trabalho realizado pelo município no fomento à micro e pequena empresa tem impacto no número de funcionários contratados. "O trabalho em conjunto a equipe de Desenvolvimento Econômico com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na qualificação, assessoria e treinamento, bem como a Secretaria de Planejamento e Finanças, permitiu o avanço no número de vagas de emprego ocupadas no município", descrever a Pasta municipal.
No detalhe das informações, é possível constatar que o setor que mais gerou vagas em agosto foi o de Comércio com 166 novos postos, seguido da Prestação de Serviços, com 47. Por outro lado, o segmento industrial, por outro lado, teve o saldo negativo de 101 vagas e a Construção Civil reduziu 21 empregos.
*Texto supervisionado pelo editor