Começa nesta sexta-feira a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para candidatos que concorrerão às eleições municipais 2020. Alguns pretendentes a prefeito terão segundos para conseguir atrair a atenção do público, se apresentar e expor parte de suas ideias, mas prometem chamar atenção do eleitorado para as redes sociais.
As inserções serão divulgadas em blocos de 10 minutos que vão ao ar de segunda-feira a sábado, sempre duas vezes ao dia. Além disso, por meio de comerciais de 30 segundos ou um minuto cada, os candidatos se apresentarão ao longo do dia. Cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários para estas inserções. Este tempo de 70 minutos será dividido ao longo da programação, de segunda a domingo, na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador.
O atual prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), que busca a reeleição, terá 5 minutos e 44 segundos diários. Ele prometeu uma campanha "positiva, limpa, de ideias e sem ataques". Segundo ele, em sua propaganda eleitoral vai apresentar o que foi feito e os novos projetos. "Como prefeito fiz muito, mas ainda não é o suficiente. Temos um caminho de desenvolvimento bem desenhado pela frente", disse. "Ofereço minha experiência como prefeito e como secretário por vários anos", completou.
Segundo candidato com mais tempo de televisão, com 1 minuto e 46 segundos, o vereador Rodrigo Valverde (PT) enxerga o a propaganda realizada no rádio e na televisão como 30% (20% de televisão e 10% no rádio) do total da campanha nos moldes que ele imagina. "Lembro que meus pais votavam pela opinião formada pela TV. No campo, onde aprendi a fazer política, nunca tivemos tempo de TV e as redes sociais não existiam, a gente ia em todos os bairros, de casa em casa", explicou o parlamentar.
"Sem dúvida o foco é levar os eleitores para nossas redes sociais, onde eles vão ver que tenho as melhores propostas", afirmou o parlamentar explicando que no tempo de televisão irá tentar se fazer conhecido e mostrar as "lutas" que travou na cidade.
Já o candidato e parlamentar Caio Cunha (Podemos) tentará, em 1 minuto e 11 segundos, apresentar propostas e mostrar "o que a população quer saber". "Embora 1 minuto e 11 segundos comparado com o tempo do Marcus Melo parece muito pouco, na televisão é bastante", indicou. "Hoje uma mídia complementa a outra e naturalmente vamos fazer uma ligação entre as mídias, tanto a televisiva quanto a digital, porque nas redes conseguimos nos aprofundar um pouco mais", concluiu.
Com apenas 53 segundos, o candidato Fred Costa (PDT) quer "mandar o recado", ciente de que neste curto espaço de propaganda eleitoral não é possível apresentar suas propostas. "Tem candidato que não tem proposta e tem muito tempo e candidato que não tem tempo mas tem proposta, que é o nosso caso", disse. Costa ainda afirmou que chamará as pessoas às redes sociais onde irá detalhar seu plano de governo.
Já o candidato Nelson Pedro Miguel (Pros), o Miguel Bombeiro, disse a reportagem que, em seus 23 segundos de tempo televisivo, irá abordar temas urgentes para Mogi, como segurança, educação e saúde. "Vamos também convocar o eleitor para nos conhecer via a internet, para que ele veja nosso plano de governo", disse.
Os candidatos Michael Della Torre (PTC) e Felipe Lintz (PRTB) não terão tempo de televisão.