Em quatro meses, quase cinco mil refeições gratuitas foram entregues a pessoas que vivem em situação de rua em Mogi das Cruzes. A gratuidade implantada no município pelo governo do Estado de São Paulo em junho terminou na última quarta-feira. Ao todo, foram entregues 4.949 refeições aos 150 vulneráveis cadastrados no programa.
A entrega gratuita foi instituída para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus às pessoas que vivem em situação de rua e, por este motivo, foi foi mantida até que houve melhoras nos números da saúde no Estado.
Na região, além de Mogi, apenas as cidades de Suzano e Ferraz de Vasconcelos têm unidades do Bom Prato, programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado. Segundo a pasta, em Ferraz de Vasconcelos foram entregues 2.956 pratos gratuitos aos 42 munícipes cadastrados. Já Suzano doou uma menor quantidade de refeições. O número de doações chegou a 1.873 pratos gratuitos desde o início de junho até a última quarta-feira.
Antes mesmo da medida, no início de abril, os restaurantes Bom Prato passaram por adaptações com o intuito de servir as refeições para viagem, em embalagens e com talheres descartáveis.
Para receber a doação de refeições gratuitas durante os últimos meses, as pessoas em situação de rua precisaram efetuar um cadastro com a Secretaria de Assistência Social de cada cidade que apoiou a ação do Estado. Os cadastrados receberam então um cartão para ser utilizado em todas as retiradas das refeições nas unidades, incluindo café da manhã, almoço e jantar. (T.M.)