O Alto Tietê avançou para a fase verde do Plano São Paulo, conforme anúncio realizado ontem pelo governo do Estado e, com isso, terá maior flexibilização nos setores que estão em atividade, com destaque para comércio e serviços, agora com liberação para 12 horas de funcionamento e capacidade de atendimento ao público ampliada para 60%, antes a capacidade era de 40%. Os municípios estavam na fase amarela desde 13 de julho.
As mudanças estarão autorizadas pelo Estado a partir hoje, porém estão condicionadas a publicação dos decretos municipais. A Prefeitura de Suzano, por exemplo, publicará um decreto com as novas medidas, que passarão a vigorar a partir de hoje. Bares, restaurantes e similares seguem com limite até as 22 horas para consumo no local e eventos, convenções e atividades culturais devem ter controle de acesso, venda de ingressos apenas pela internet e hora marcada e filas e espaços demarcados. O comércio de rua poderá funcionar no período das 8 às 20 horas. O Suzano Shopping já emitiu comunicado afirmando que partir de hoje amplia o funcionamento, voltando a operar todos os dias, das 10 às 22 horas, respeitando a capacidade de ocupação de 60%. O decreto ainda reforça que devem ser adotados todos os protocolos geral e setorial específico que garantam a segurança sanitária.
Na atualização apresentada ontem, o Estado anunciou novas alterações no Plano São Paulo, entre elas, a reintegração das seis sub-regiões de saúde da Grande São Paulo. Com isso, o Alto Tietê (sub-região Leste) que voltou a ser classificado junto à região metropolitana. Segundo apurações da reportagem, isso ocorreu devido a necessidade de evolução da capital paulista, que por seus índices isolados, não deveria evoluir à fase verde.
A evolução da pandemia também passou a considerar o total de novos casos, internações e óbitos dos últimos 28 dias e os 28 dias anteriores. Com base nesses novos parâmetros, a Grande São Paulo apresenta uma variação de 0,67 em novos casos; de 0,78 de internações; e de 0,76 em óbitos. Na proporção por 100 mil habitantes, as internações estão em 38,9 e os óbitos em 4,4.
A fase verde também permite maior flexibilização nas atividades culturais, convenções e eventos sociais, de negócios e culturais. Além da capacidade de 60%, também estará liberado o público em pé, desde que respeitado o distanciamento.
Atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, presença de torcedores em eventos esportivos e grandes shows com público em pé continuam proibidas.
Condemat
A direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) apontou que a classificação para a fase verde atende a expectativa dos gestores, já que a região tem reduzido os indicadores da Covid-19. "É importante reconhecer que existe um maior controle da pandemia, mas o vírus continua em circulação, o que faz necessário a manutenção de todos os cuidados preventivos e ainda algumas restrições", avaliou o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite (PL).