Mais de 30 mil motoristas que residem nas cinco cidades mais populosas do Alto Tietê foram beneficiados pelo novo sistema de transferência de veicular online do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O número equivale à quantidade contabilizada em Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba desde o dia 8 de maio, quando o serviço começou a funcionar.
Mesmo com a interrupção dos prazos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o primeiro registro e transferência de veículos, durante a pandemia, o Detran ampliou a oferta de serviços digitais. Desta forma, os motoristas não foram prejudicados e também não precisaram se expor ao coronavírus (Covid-19).
Quanto ao licenciamento dos veículos, também desde o dia 8 de maio, a versão impressa em papel moeda não é mais emitida pelo Detran. Ou seja, o licenciamento pode ser obtido online e ainda ser salvo ou impresso no site oficial do órgão ou pelo portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) por meio do endereço eletrônico https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br. O licenciamento também pode ser feito pelo aplicativo "Carteira Digital de Trânsito - CDT", disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS.
A impressão do documento pode ser feita em uma impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única. Desde a implementação do documento de licenciamento veicular 100% digital, no mês de maio, segundo o órgão estadual, 114 mil motoristas solicitaram o licenciamento dos veículos de forma remota.