Hoje completa uma semana que os vereadores Mauro Araújo (MDB), Diego Martins (MDB), Carlos Evaristo (PSB) e Jean Lopes (PL) estão presos preventivamente na Penitenciária II de Tremembé "Dr. José Augusto César Salgado''.
Desde o último dia 9, os parlamentares denunciados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa seguem em Regime de Observação (RO) e, neste momento de pandemia da Covid-19, estão em quarentena até serem colocados com os demais presos da unidade. As condições dos parlamentares foram confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
As visitas presenciais de familiares aos presos estão suspensas desde de 20 de março, como parte das medidas restritivas de contato da população carcerária com o público externo, para evitar a propagação do contágio de Covid-19 no interior das unidades prisionais. Como alternativa, os presos podem receber cartas, sejam físicas ou via formulário na internet, ou participarem de visitas virtuais.
Segundo o advogado do vereador Mauro Araújo, o parlamentar "está bem, na medida do possível, e confiante que a Justiça será feita". O vereador Chico Bezerra (PSB), continua em prisão domiciliar devido a problemas de saúde. Com mandado de prisão preventiva expedido, o vereador Antonio Lino (PSD) continua foragido.
Os quatro empresários e assessores da Câmara de Mogi estão no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes, no distrito do Taboão. Lá estão Carlos César Claudino de Araújo (empresário e irmão do parlamentar Mauro Araújo); os empresários Joel Leonel Zeferino e Willian Casanova; além do assessor do vereador Diego de Amorim Martin, André Alvim de Matos - este último preso no último dia 5. (F.A.)