A Secretaria de Educação de Suzano informou que finalizou no último sábado a distribuição de kits hortifruti para 7 mil alunos da rede municipal de ensino. Trata-se de um projeto-piloto que prevê beneficiar crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social e de risco e cadastradas nos programas de assistência do governo federal, em especial o Bolsa Família.
A previsão da pasta agora é de que a entrega de frutas, legumes e verduras seja realizada a cada 15 dias, durante a quarentena contra o coronavírus (Covid-19). Cada família recebe a quantidade de produtos equivalente ao que o aluno consumiria neste período na merenda da escola, caso estivesse frequentando as aulas normalmente.
Neste primeiro momento, as famílias receberam kits com cenoura, chuchu, alface e tangerina murcote - os profissionais de Nutrição da secretaria são os responsáveis por selecionar os itens. A distribuição foi realizada na semana passada, entre quarta-feira e sábado (23 a 26 de setembro). A entrega é organizada pelo gestor de cada unidade e os pais e responsáveis retiram os produtos alimentícios nas escolas onde os alunos estão matriculados. A data da próxima entrega ainda será definida.
De acordo com a pasta, também está em andamento a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para a distribuição de kits de alimentação, uma vez por mês, desde o dia 18 de março, para as mesmas famílias beneficiadas com este novo projeto. Até o momento, 29 mil unidades já foram entregues na cidade.