A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes esteve ontem em sete escolas municipais para iniciar a ação de testagem rápida para a detecção do coronavírus (Covid-19) em estudantes. A ação se encerrará na sexta-feira. A previsão para o primeiro dia de testes era atingir o total de 809 alunos, no entanto, o resultado será divulgado somente após a conclusão das coletas e tabulação dos resultados referentes as 47 unidades participantes.
As sete escolas que receberam as equipes da Saúde para as testagens foram o Centro Integrado de Educação Municipal (Ceim) Dione Rocha, no Vila Brasileira; Ceim Haydee Brasil de Carvalho, no bairro Jardim Maricá, Escola Municipal Maria José Tenório, no Jardim Camila, Ceim Argeu Batalha, no Botujuru, Ceim Adahyla Marques, no Conjunto Santo Angelo, Ceim Thereza Geraldi, no Nova Jundiapeba e na Cristo Misericordioso I, no Jardim Santa Tereza.
Ao todo, serão realizados 5.964 testes rápidos em 40 municipais e sete subvencionadas. Elas estão distribuídas no Taboão, Alto Parateí, Sede, Cezar de Souza, Sabaúna, Jundiapeba, Braz Cubas, Cocuera, Quatinga,Taiaçupeba e Biritiba Ussu.
No total, serão testadas 1.302 crianças com até 3 anos de idade; 1.368 de 4 a 5 anos; 3.210 de 6 a 10 anos e 84 de 11 a 14 anos. O trabalho, que está sendo feito em conjunto pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde, servirá de base para novas ações de controle e enfrentamento da pandemia na cidade, além de nortear o planejamento da retomada das aulas presenciais.