Duas Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Alto Tietê estão entre as 20 selecionadas para a primeira edição do Reforça (Programa de Aceleração e Transformação Social para Retomada). A iniciativa do Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais da EDP Brasil, e da Phomenta, instituição de impacto social, vai capacitar as instituições em áreas como gestão, captação de recursos, inovação e liderança.
As organizações selecionadas atendem mais de 7.500 pessoas em seis Estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Sul. O programa de aceleração ocorrerá durante sete meses, a partir de setembro, de maneira completamente online com envio de materiais didáticos às instituições.
Os módulos incluem diagnóstico de aceleração, maturidade organizacional e avaliação final (ICFO) das organizações participantes, acompanhamento e relatórios de evolução. As instituições passarão ainda por avaliação jurídica e financeira, além de introduzir boas práticas de gestão e transparência. Ao final do programa, aquelas que atingirem 80% da pontuação mínima receberão ainda o selo da Phomenta.
"Tivemos grande adesão ao edital de inscrição, o que demonstra a urgência das organizações sociais de se estruturar melhor para conseguir captar recursos, planejar as finanças e conseguir beneficiar mais pessoas. Estamos otimistas que essas 20 instituições conseguirão aprender os conteúdos da melhor forma e vão ampliar seu alcance", destaca Luís Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP.
Alto Tietê 
Na região uma das selecionadas é a Suinã - Instituto Socioambiental, de Guararema, que promove educação, pesquisa e sensibilização dos diversos segmentos da sociedade a fim de valorizar conhecimentos, culturas e o meio ambiente. Em Mogi das Cruzes, a escolhida foi o Instituto Maria Mãe do Divino Amor, que atua na formação da cidadania de crianças e adolescentes, por meio de atividades educativas, culturais e assistenciais para a construção de uma cultura de paz.