Após a reportagem do Grupo Mogi News que revelou a realidade da presença feminina na política municipal, o presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai (PL), afirmou que a presença da vereadora Fernanda Moreno (MDB) no Legislativo evidencia diariamente a importância das mulheres na Casa de Leis.
A cada dez candidatos que irão concorrer à Câmara Municipal em 2020, apenas três são mulheres. Isso é o que revelou o levantamento realizado pela reportagem com base nos dados no portal "Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais", do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o presidente do Legislativo municipal, a participação das mulheres em qualquer setor é muito importante, principalmente na política. "A mulher tem outra percepção sobre os assuntos que discutimos na Câmara. Quando você tem um quadro maior, o segmento fica mais fortalecido", opinou Sakai.
Dos 555 candidatos registrados na plataforma, 186 são mulheres e 369 homens, o que resulta em 33% de participação feminina no pleito, próximo ao mínimo exigido pela lei e distante da realidade brasileira, onde a cada dez pessoas, cinco são mulheres. Nas 26 capitais do país, a proporção se mantém em 33% de candidatas.
"A grande dificuldade de se ter mais mulheres na política é convencê-las a participar. As mulheres geralmente trabalham fora e ainda têm os afazeres domésticos", disse o presidente Sakai. Segundo ele, o PL Mulher investiu para ter mais mulheres na política, oferecendo palestras e orientações.
Nas eleições proporcionais diretas, a legislação prevê que, pelo menos, 30% das candidaturas lançadas por um partido político seja destinada por cada gênero. (F.A.)