O movimento nas autoescolas da região tem superado as expectativas dos gestores e proprietários desde a reabertura, na segunda semana de julho. No início, as aulas teóricas para a primeira habilitação foram ministradas pelos instrutores por meio de videoconferências. Já aqueles que passavam pela reciclagem recebiam o acompanhamento no modelo de ensino à distância.
De acordo com a Karla Priscila Suguiama Espedito, diretora de ensino da autoescola Dona Benta, em Suzano, cerca de 20 pessoas já conseguiram retirar suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) desde a retomada presencial. "Os números nos surpreenderam bastante. As únicas adversidades são relacionadas às pessoas que não estão acostumadas com todas as regras da vigilância sanitária", disse.
Karla explicou que a instituição precisa seguir diversas medidas de prevenção contra o Covid-19. No entanto, algumas pessoas ainda não se acostumaram e chegam até a esquecer as máscaras. "Por este motivo nós precisamos sempre intensificar os regimentos aos alunos e futuros alunos", disse.
A diretora da autoescola De Marco, Débora Caceres, também disse ter se surpreendido com o movimento de alunos após a retomada presencial. O crescimento foi 300% acima do  esperado.
O mesmo observou a diretora proprietária das autoescolas Trânsito Seguro e Miranda, em Mogi, a Adriana Miranda. "Apesar da retomada de aulas aos alunos que já tinham inscrições efetuadas antes da pandemia, todas foram feitas de forma remota e nós tivemos um feedback muito negativo", lamentou. De acordo com Adriana, foram diversos os problemas na plataforma online do Detran comprometeram o aprendizado dos alunos.