A prisão dos vereadores mogianos na manhã de ontem foi o segundo caso de suspeita de corrupção no Alto Tietê que tomou proporções nacionais. Por meio da Operação Soldi Sporchi (Dinheiro Sujo em italiano), a Polícia Civil de Guarulhos investigou o desvio de medicamentos de unidades públicas de saúde de Arujá, para a produção de cocaína de uma facção criminosa.
O traficante líder da facção, Anderson Lacerda Pereira, conhecido também como “Gordão”, está na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) como um dos criminosos mais procurados do mundo. Uma grande reportagem veiculada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, apontou ainda que o vice-prefeito de Arujá tem uma dívida com Gordão.
Isso porque o traficante teria emprestado dinheiro para a campanha política de Oliveira. Segundo informações da Rede Globo, Gordão também controlava a gestão de um hospital municipal e de uma Unidade de Pronto Atendimento do município, por meio de organizações sociais (OS).
Além disso, era ele quem controlava a antiga empresa de coleta de lixo da cidade, que também tinha contrato para coleta de lixo hospitalar do Hospital e Maternidade Dalila Ferreira. Os medicamentos desviados para a adicionar à cocaína eram colocados em sacos de lixo para o disfarce, e depositados pelos caminhões do lixo em lugares específicos onde atuavam outros membros da facção criminosa.