Serão abertos amanhã os editais de seleção para a concessão de auxílio emergencial a profissionais e espaços culturais, por meio da Lei Aldir Blanc. A legislação (14.017, de 29 de junho de 2020) foi criada com o intuito de garantir renda emergencial para trabalhadores da cultura e manutenção dos espaços culturais durante o período de pandemia da Covid-19.
No total serão nove editais, destinados à concessão de auxílio para espaços e territórios culturais, gravação de CDs e trabalhos fonográficos, ao 10º Prêmio de Fotografia Mogi Revela, monumentos públicos, artes plásticas, conteúdos virtuais culturais, membros do Reinado do Congo, grupos e coletivos, bem como projetos culturais. Os sete primeiros ficarão abertos até dia 10 de outubro e os dois últimos até o dia 15 de outubro.
Os interessados deverão consultar a aba Transparência Aldir Blanc, disponível no site da Secretaria de Cultura e Turismo (www.cultura.pmmc.com.br). Vale lembrar que, para se inscrever, é essencial estar cadastrado na plataforma de Mapeamento e Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte, Cultura e Turismo.
A concessão da modalidade renda básica emergencial, também prevista na Lei Aldir Blanc, será feita pelo Governo do Estado de São Paulo, que iniciou nesta semana o cadastramento de artistas, por meio de uma plataforma própria (https://dadosculturais.sp.gov.br/). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.