Terminou ontem o prazo para que as escolas de Mogi das Cruzes opinassem sobre o protocolo do Comitê Gestor de Retomada Gradativa sobre o retorno das aulas previsto para ocorrer em 7 de outubro.
Até o final da tarde de ontem, dez escolas já haviam encaminhado posicionamentos para o comitê, liderado pelo vice-prefeito, Juliano Abe (MDB). Segundo Abe, a maioria desses feedbacks se tratava de dúvidas que foram prontamente solucionadas. Seguindo o cronograma apresentado pelo presidente do grupo, hoje o protocolo deve ser publicado oficialmente.
Até o final desta semana, o Comitê Gestor de Retomada Gradativa irá encaminhar o protocolo ao Ministério Público (MP) para que o órgão tenha ciência de como o retorno das aulas ocorrerá no município.
Também previsto até esta sexta-feira, a finalização da testagem de Covid-19 em 5.964 alunos de 47 escolas (40 municipais e 7 subvencionadas) servirá para auxiliar na identificação de qual faixa etária poderá retornar às aulas presenciais, já que o estudo analisa alunos de até 14 anos. A pesquisa de rastreamento nos alunos é realizada por meio de testes rápidos aplicados nas dependências das escolas, exclusivamente nos alunos selecionados.
Na última segunda-feira, à reportagem, Abe voltou a falar da "expectativa" de que as aulas retornem em 7 de outubro, mas que ainda "não é possível afirmar com certeza". "Temos que bater os pontos todas as semanas. Se o fato das pessoas terem ido para a praia nos últimos finais de semana aumentar a quantidade de internações e óbitos, por exemplo, isso pode interferir diretamente no retorno das aulas", explicou, na oportunidade. "Vamos trabalhar para retornar em 7 de outubro, mas os requisitos têm que ser atendidos", concluiu.